domingo, 1 de novembro de 2009

Saiba como reconhecer um sofista e fuja dele!

1, novembro de 2009,

Muitas vezes discutir é uma perda de tempo. Em nome de qualidade de vida e para não desperdiçar seu tempo: evite os sofistas!


Dizem que o tempo é o melhor remédio. Isso é uma grande verdade, mas vai além. Se você deixar e quiser, ele pode ser um grande professor. Só com o gastar de muitos dias, talvez semanas, divididos em poucos minutos ou muitas horas por vez, é que começamos a perceber as coisas que realmente nos importam, começamos a ver como pequenas intransigências levavam a grandes discussões que faziam mais mal que o simples ignorar do fato, e aprendemos a tocar pra frente.

Não me entendam mal, discutir, argumentar, construir uma tese, e analisar qualquer antítese que nos apresentem é algo essencial não só para a convivência com quem está ao nosso redor, mas também porque são justamente aqueles que pensam diferente de nós que trazem outros pontos de vista, é que nos fazem crescer. Ignorá-los é o primeiro passo para o autoexílio. São justamente os que discordam que nos fazem analisar melhor nosso próprio argumento, tornando-o mais forte, ou até mesmo esfarelando-o, nos forçando a tomar uma nova posição. Não interessa, sempre aprendemos mais com quem pensa diferente.

Mas da mesma forma que se isolar e não discutir é algo inválido, discutir sempre também o é. Às vezes são as pequenas intransigências citadas anteriormente, que ficam melhor ignoradas que discutidas, coisas que não levam ninguém à lugar algum. Mas entre todos os tipos de discussão, uma deve-se evitar a todo custo, e esta é discutir qualquer assunto com sofistas.

Talvez você não conheça o termo, mas certamente já topou com alguns deles ao longo de sua vida, ou até o foi em determinados momentos, se você cursou ensino superior na área de humanas é quase certo que tenha topado com vários, tal como eu. O sofista é um sujeito irritante, ele gosta de te fazer raiva. Enquanto qualquer ser humano minimante sensato parte de um raciocínio e chega à conclusão através de um desencadeamento lógico de ideias, o sofista molda este desencadeamento de forma a levar a uma conclusão pré-concebida, ignorando as incongruências, dando peso maior ao que lhe fortalece o ponto e deixando de fora ou desdenhando tudo que lhe desfavorece.

Sim, o raciocínio sofista é capenga e tendencioso, sua argumentação raramente resiste a uma série de ?por quês? bem colocados. Mas o sofista afiado é mestre em não colocar seu argumento em teste, antes disso, ele se apresenta como o dono da verdade estabelecida e sempre, sem exceção vai tentar te colocar na posição de ter que convencê-lo do contrário, e cada argumento que você apresentar será rebatido com instrumentos de retórica, e não raramente ataques pessoais.

E uma discussão que não acrescentará nenhum conhecimento e não expandirá nenhum horizonte, deve ser evitada a todo custo em nome da qualidade de vida e do tempo desperdiçado. Mas, claro, você pode sempre tentar virar o jogo e dar ao sofista o ônus da prova, para derrubá-lo em seu campo, mas isto requer alguma habilidade, muito tempo e paciência.

Em termos práticos, como reconhecer um sofista:

1. Ele sempre se apresentará como dono da verdade posta, se houver uma argumentação inicial, ela será parcial, talhada para atingir o resultado que ele quer.

2. Na discussão, você será colocado na posição do errado, e deverá convencê-lo do seu ponto.

3. Seus argumentos serão combatidos com meias verdades e reduções ao absurdo, por mais lógicos que sejam.

4. Ataques pessoais são comumente usados, novamente, com meias verdades e reduções ao absurdo.

5. O sofista tem prazer em irritá-lo e se regozija com o fato de que você está tentando explicar algo que ele não quer entender.

Claro, nem todo sofista é sempre sofista. Eu e você às vezes agimos desta forma, a diferença entre quem o faz sem querer e quem o faz de propósito é a capacidade de autocrítica e de reconhecer que tomou tal posição.

Como regra pessoal, eu nunca entro em discussão sofista, confesso não ter mais paciência nem tempo a perder com quem não acrescenta. E deixo como dica, viva melhor, nunca discuta com um sofista, e não seja um, para aqueles que convivem com você ;-)